Como construir e manter uma base cartográfica

Processos fotogramétricos, levantamentos topográficos, imagens de satélite e muitos outros. As metodologias para se realizar um levantamento cartográfico pode variar de município para município. Por este motivo não existe uma regra principal para a construção de uma base cartográfica.

O que existe é a necessidade do governo municipal em ter um profissional capacitado e experiente para determinar qual a melhor metodologia de levantamento de dados cartográficos. Caso este não seja possível, é função da prefeitura contratar uma consultoria externa para tal atividade.

Porém, ainda mais importante que construir uma base cartográfica precisa é mantê-la. E para isso se faz necessário apoiá-la sobre três variáveis fundamentais:

• Treinamento: dos usuários para que saibam interpretar e dar a devida importância ao documento. Da equipe técnica para especificar métodos e procedimentos de manutenção e atualização do mesmo.

• Atualização: para que a base cartográfica, enquanto representação real e precisa do espaço municipal, acompanhe e incorpore todas as mudanças que acontecem regularmente no município.

• Equipe Técnica: de preferência encabeçada por um gerente de cartografia capacitado e com formação específica para manter a base sempre precisa e atualizada.

Nós da GFX Projetos oferecemos os principais métodos para a realização do levantamento e manutenção da base cartográfica. Entre em contato conosco e saiba mais: (18) 3908-7860 / (18) 9.9146-8122. Rua Potiguares, 99, Jardim Caiçara em Presidente Prudente.​

+
Orçamento Rápido